segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Afinal, por que a Pimenta Arde?



Afinal, por que a Pimenta Arde?





Muitas pessoas possuem o hábito de consumir pimenta, a algumas que gostam e outras que não. De fato a pimenta é utilizada como condimento e confere aos pratos diversas sensações como sabor e picância. Além de usada para dar sabor à comida às pimentas também desempenham um papel importante para o funcionamento do nosso organismo, pois, o valor nutricional é relativamente alto, por constituírem boas fontes de vitaminas, principalmente C e A e por apresentarem ainda vários minerais que são fundamentais para o perfeito funcionamento do organismo (1).

No entanto porque sentimos essa sensação de ardor quando ingerimos pimenta? Nas pimentas vermelhas do gênero Capsicum, como por exemplo, a pimenta malagueta e dedo-de-moça a ardência é devido à amida Capsaicina presente na casca e em maior quantidade na semente das pimentas. Já a Pimenta do Reino o que lhe confere picância é o alcalóide Piperina, de caráter lipofílico que possui diversas atividades farmacológicas, como anti-inflamatória, antifertilidade e estimuladora da biossíntese de serotonina no Sistema Nervoso Central, além de ser utilizada como inseticida (2). 

 Quando ingerimos pimenta seja triturada, molho e até mesmo o próprio fruto, essa entra em contato com a língua e liberam substâncias, que ativam no mesmo instante um receptor de dor do cérebro denominado de nervo trigêmeo, o responsável por ligar os órgãos boca, nariz e olhos. Daí se tem a sensação de ardor onde nossos olhos lacrimejarem, o nariz fica irritado, além da boca formigando (3).






Estrutura da Capsaicina




Estrutura da Piperina

 Nós seres humanos sentimos essa sensação de ardor ao ingerir pimenta, isso acontece porque somos mamíferos, e possuímos receptores em nossa língua.  Existem animais que se alimentam de pimenta e não sente ardência, um bom exemplo são as aves que se alimentam dessas frutinhas e não tem reação alguma, isso ocorre porque as aves não possuem na língua os receptores de capsaicina (4).

Referências Bibliográficas

1 - ZACANARO, Raquel Daneliczen. Pimentas:tipos, utilização na culinária e funções no organismo. 2008. 43 f. Monografia apresentada ao centro de Exelência em Turismo da UnB para obtenção do grau de Especialista em Gastronomia e Saúde.

2- Portal do Estudante de Química. Disponível em: http://www.profpc.com.br/Qu%C3%ADmica%20na%20Cozinha/Pimenta.htm#Piperina_e_capsaicina. Acessado em 23 de Agosto de 2012.

3 – Porque a Pimenta arde. Disponível em:  http://www.mundoeducacao.com.br/quimica/por-que-pimenta-arde.htm. Acessado em 21 de Agosto de 2012.

4– Os caminhos e estratégias das Pimentas. Disponível em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário