quinta-feira, 5 de julho de 2012

A Pimenta nossa de cada dia: uma breve introdução


A Pimenta nossa de cada dia: uma breve introdução.

Não se sabe ao certo, ou não se tem uma definição para a origem da Pimenta, o que se sabe é que ela já era utilizada a 9 mil anos atrás pelos povos que viviam onde hoje é a região do México e a mais de 4000 mil anos no Peru, sendo também utilizada a milênios por indianos e africanos(2). A pimenta era, e ainda é utiliza por esses e outros povos no preparo de alimentos como tempero e em rituais e cerimônias religiosas.

No Brasil os indígenas utilizavam as pimentas em várias cerimônias, principalmente na forma desidratada. Na nossa culinária foram as ex-escravizadas que introduziram o hábito do uso da pimenta, essa especiaria era utilizada como tempero no preparo da comida dos brancos. Os africanos trouxeram algumas espécies para o Brasil e também proporcionaram aos portugueses a descoberta de inusitados aromas e sabores(3).

Pimenta é o nome comum dado a várias plantas, cujos frutos e derivados deles obtidos apresentam sabor geralmente picante. Porém, este termo tem acepções diferentes nos vários países lusófonos.

As substâncias que a pimenta possui que nos dão essa sensação picante são a Piperina e a Capsaicina. A Piperina é um ingrediente ativo que pode ser encontrado tanto na pimenta-do-reino (este nome pimenta-do-reino foi adotado durante o período colonial, como forma de distinguir a pimenta que vinha de Portugal(Reino)) e também no atarè (pimenta da costa). Já aCapsaicina é uma substância que se encontra em diferentes espécies do gênero Capsicum que incluem pimenta-da-jamaica, páprica, pimenta-malagueta, sendo essas de variadas cores, tamanhos e formas diferentes (1).

Referências Bibliográficas:

1 - Pimenta. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Pimenta. Acessado em 19 de Junho de 2012.

2 - História e Origem da Pimenta. Disponível em: http://www.pimentasonline.com/pimentopedia/Historia-e-Origem-da-Pimenta. Acessado em 19 de Junho de 2012.

3 - ZACANARO, Raquel Daneliczen. Pimentas:tipos, utilização na culinária e funções no organismo. 2008. 43 f. Monografia apresentada ao centro de Exelência em Turismo da UnB para obtenção do grau de Especialista em Gastronomia e Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário